Espinho na carne

hqdefault

“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte” (2 Coríntios 12.7-10).

O espinho na carne de Paulo tinha um propósito da parte de Deus: abater o orgulho do apóstolo. Sabemos, por sua história, que ele era um homem orgulhoso e certamente isso seria tratado por Deus em algum momento em sua caminhada de santificação, após a conversão.

Quando falamos sobre espinho na carne, normalmente olhamos somente para a dor que este causa, e a pessoa é colocada quase que numa posição de “coitada” por possuir o espinho na carne. Entretanto, Paulo disse que o espinho era para quebrar o orgulho que ele poderia sentir em função das Revelações que Deus deu a ele. E isso não somente porque ele era Paulo – mas porque era humano, e todos temos problemas com a carne. Deus foi tão bom que deu a Paulo uma forma de abater seu orgulho e o principal: graça para suportar.

Não há espinhos na vida de uma pessoa sem que lhe seja dado graça acima deles.

E qual era o espinho de Paulo? Lutero achava que eram os judeus perseguidores inflamados por Satanás, outros estudiosos acreditam se tratar de uma doença física, outros que era um demônio mesmo (fico com a posição de Lutero, em especial pelo versículo 10)… mas o fato é que era preciso um espinho na carne, algo no cotidiano de Paulo a fim de frear o seu orgulho e Deus continuar Sua obra através da vida do apóstolo (At 9.1-16).

A Palavra diz que “Contudo, Ele generosamente nos concede graça. Como dizem as Escrituras: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (Tiago 4.6, NVT), e esta foi a forma que Deus trabalhou na santificação do apóstolo, e deu certo – no fim de sua vida Paulo falou: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2Tm 4:7, ARA).

O mais importante era a obra de Deus na vida de Paulo, no caso dele o produto do seu ministério (incluindo a maior parte dos escritos neotestamentários!), para a Glória de Deus, salvação e edificação dos homens, pela graça. E o que era uma fraqueza, o orgulho, se tornou fonte de  graça – na vida dele. Deus é justo e bom ao mesmo tempo, da maneira que só Ele consegue ser.

Claro que nenhum de nós vai receber revelações como as de Paulo, porque o Cânon está fechado (a Bíblia está completa), também não receberemos o espinho como o dele, mas na medida do que Deus nos iluminar e na medida do que precisamos ser tratados, Deus repetirá esse padrão de santificação, justiça, amor e bondade em nossa vida.

Cristão, biblicamente, pela fé, enxergue suas lutas como fonte de graça para o cumprimento dos propósitos de Deus em sua vida.

Qual a operação Deus tem feito em sua vida a fim de tratar o pecado para usar a sua vida como instrumento? Não deixe esse “discipulado Nutella”  das igrejas dos dias de hoje distrair seu foco, pois Deus quer os resultados dEle na nossa vida, usando-nos em nossa geração como faróis para iluminar este mundo (Mt 5.13-14).

Vamos deixar Deus trabalhar ao Seu tempo e modo, na velocidade do amor dEle, que nos santifica e abençoa, mas não nos machuca nem nos humilha, pelo contrário, nos exalta (1Pe 5.6)!

Em Cristo, nosso Senhor,

Pr Leandro Hüttl Dias

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: