Só Deus faz ou eu também?

arqueiro

“Ele adestrou as minhas mãos para o combate, de sorte que os meus braços vergaram um arco de bronze” – Salmos 18:34.

A expectativa que muitos têm hoje ao se aproximar de Deus é de um milagre – e adianto que não há nenhum mal nisso.

Porém, assim como a diferença entre o veneno e o remédio é a dose, chegar-se a Ele APENAS na expectativa, ainda que secreta e não verbalizada, de sempre querer que Deus dê as coisas, faça as coisas, opere um milagre pode ser causa de um entendimento distorcido dos propósitos de Deus para o homem, conforme revelado e prescrito nas Escrituras.

É certo que a dependência de Deus é algo necessário da nossa parte para que façamos as coisas segundo a Sua soberana vontade. Entretanto, essa dependência não pode ser uma acomodação, e nem significa que jamais vamos desenvolver nosso potencial, conforme é pretendido e definido pelo próprio Deus, que atua para isso aconteça.

Davi, no verso acima, diz que Deus adestrou suas mãos para a batalha; este salmo é uma retrospectiva de gratidão, depois de um turbulento período em que ele passou, sendo perseguido por inúmeros inimigos. No hebraico a palavra usada para “adestrou” significa ensinar, ser treinado, exercitar-se em.

Não podemos apenas pedir a Deus que Ele faça todas as coisas. Deus quer nos treinar, ensinar – mesmo quando você pode achar que já aprendeu muito. Da ótica de Deus as coisas são diferentes, Ele sabe infinitamente além de nós e quer nos ensinar e preparar, pois há muita coisa a ser feita e resolvida em nossas vidas e neste mundo.

Tire da mente o imaginário de que nós apenas clamamos e Deus responde e faz, como normatividade para a vida. No cotidiano é diferente, DEUS SEMPRE ESTÁ CONOSCO, mas nem sempre para fazer um milagre. Levante-se e peça a Deus foco e humildade para fazer a sua parte, não como um herói que resolve tudo sozinho; pois isso é outro problema e extremo – mas como alguém que Ele capacita e direciona, e sempre que preciso opera milagres em nossa vida.

Deus não está só no milagre extraordinário, mas no ensinar e exercitar nossas capacidades naturais, no Salmo representados pelas mãos e braços de Davi, que foram treinados pela graça e oportunidades que Deus proporcionou para entrarem em ação, dirigidos e encaminhados por Sua Providência.

O arco referido por Davi era a mais poderosa arma bélica de sua época, portanto pense grande – mas não com ganância, e sim que Deus pode preparar você para sair dos maiores desafios que você já tenha imaginado (quem sabe a sua situação de hoje). Mesmo se vendo incapaz no começo, conte com o treinamento, de Deus.

Em Cristo, com amor,

Pr. Leandro

 

3 comentários em “Só Deus faz ou eu também?

Adicione o seu

  1. É muito comum ouvir, “Deixa nas mãos de Deus”ou “Isso são desígnos de Deus”,. Na verdade , isso exterioriza aquilo que deveríamos resolver dentro do nosso proprio coração e não ficar colocando nossas responsabilidades nas mãos de Deus.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: