Dica rápida e simples de comunicação produtiva!

Por Seiiti Arata

“Não é produtivo usar apenas argumentos racionais (lógica e fatos) ao debater com pessoas que já formaram opinião no nível emocional”.

A dica acima é especialmente importante pra quem está chegando ao trabalho hoje depois de um fim de semana relaxante… e cedo ou tarde vai encontrar algum colega metralhando acusações políticas com intenção de provocar. Pois é: em épocas de eleição, até mesmo as pessoas queridas podem perder a linha e ofender sem querer.
Ao encontrar um provocador, vale lembrar: pra quem já formou opinião EMOCIONAL, não será produtivo tentar apontar fatos ou usar a lógica para argumentar.
É claro que a vida democrática envolve participação, estudo, troca civilizada de ideias, liberdade de expressão e curiosidade para entender outros pontos de vista. Infelizmente, os piores provocadores não estão interessados em nada disso, pois se comportam como torcedores fanáticos.
E não é produtivo tentar convencer um torcedor fanático a trocar de time apenas apontando números, estatísticas ou raciocínio lógico.
Dica extra: Uma possibilidade de evitar desgaste é começar com o nosso próprio desapego em querer convencer os outros das nossas próprias razões. Isso abre portas pra compreensão e respeito mútuos, que é um excelente primeiro passo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: