A identidade Batista

cropped-biblia__.jpg

Os Batistas são evangélicos que pregam a separação entre a igreja e o Estado, a liberdade de consciência e a responsabilidade individual diante de Deus. Crêem apenas em Jesus Cristo como Salvador, Senhor da Igreja, mediador entre Deus Pai e a humanidade, seguem somente a bíblia como regra de fé e prática.

Para tornar-se membro de uma Igreja Batista é preciso evidenciar uma conversão genuína e submeter-se ao batismo por imersão. Ao submergir na água, o candidato simbolicamente morre para a velha vida e ao emergir, o batismo simboliza o novo nascimento para uma vida de fé e caminhada com Deus. Crianças pequenas e casais sem registro civil não são batizados. As igrejas batistas são formadas por comunidades autônomas e soberanas entre si.

Não há uma hierarquia de pastores e igrejas que define status de importância ou superioridade. As decisões são tomadas em assembleias por todos os membros. Reúnem-se periodicamente através de uma grande assembleia da Convenção Batista Brasileira e Aliança Batista Mundial.

Segundo o IBGE, no Brasil são 3 milhões (2010) de fiéis entre membros batizados e congregados. Os batistas se dividem em dois grupos principais. Os da Convenção Brasileira são majoritários, conhecidos como protestantes tradicionais (ou históricos). Um segundo grupo formado por batistas da Convenção Nacional são os pentecostais (ou renovados) que diferem por defenderem milagres, revelações e profecias. Há ainda outros grupos menores como os batistas regulares, batistas fundamentalistas e batistas suecos. Dentre os vários grupos, hoje muitas igrejas evangélicas pentecostais levam o nome de igrejas batistas apenas por admiração à história dos batistas sem, contudo haver nenhuma ligação histórica ou identidade teológica com os batistas.

Pr. Ezequiel Brasil
http://ezequielbrasil.org/
https://www.facebook.com/Ezequielbrasil

Conheça mais sobre a História da Igreja: https://vidabemmelhor.com/2017/10/06/os-batistas-e-a-reforma-protestante

2 comentários em “A identidade Batista

Adicione o seu

  1. os Primeiros Batistas que aceitaram a atualidade dos dons Carismáticos: línguas estranhas, revelação, Profecia foram os Batista Independente da Suécia, que também aceitaram o Ministério da Mulher, e tem o s Batistas do Sétimo Dia que existem desde da Inglaterra. No Brasil sem duvida o mais antigo e maior grupo é a Convenção Batista Brasileira.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: