Os benefícios do choro

Por Márcio F. Borges
Túmulo de Lázaro, em Betânia (fonte: Wikipedia).
Jesus, sendo plenamente Deus, mas também sendo plenamente ser humano,
chorou (Jo 11.35) por ocasião da morte de seu amigo Lázaro e certamente
por outras questões que participavam do contexto.
Uma nova pesquisa americana revela como chorar pode ajudar, quando os cuidadores chegam aos seus limites: 85% das mulheres e 73% dos homens se sentiam menos tristes e com menos raiva depois de chorar. Em média, as mulheres choram 47 vezes por ano, os homens choram sete vezes por ano.
Segundo essa pesquisa, o choro é não só uma resposta humana para a tristeza e frustração, o choro pode ser saudável. Chorar é um caminho natural para reduzir o estresse emocional que, deixado de lado, afeta negativamente o corpo, inclusive aumentando o risco de doenças cardiovasculares e outros distúrbios relacionados com o estresse. 
Aqui estão cinco razões pelas quais chorar é bom para você:

  1. Chorar alivia o estresse: porque o estresse não aliviado pode aumentar nosso risco de ataque cardíaco e danificar certas áreas do nosso cérebro. A capacidade humana do choro tem valor de sobrevivência.
  2. Chorar abaixa a pressão arterial: chorar nos faz ter pressão arterial mais baixa e coração menos acelerado, menos palpitações.
  3. As lágrimas removem as toxinas: além disso, as lágrimas realmente removem as toxinas do corpo. As lágrimas podem retirar as toxinas que se acumulam durante o estresse emocional.
  4. Chorar reduz o nível de manganês: o simples ato de chorar também reduz, no corpo, o nível de manganês, um mineral que afeta o humor (piora o estresse e ajuda a causar estados depressivos) e é encontrado em até 30 vezes maior concentração em lágrimas do que no soro sangüíneo.
  5. Chorar significa que você é humano: enquanto os olhos de todos os mamíferos são umedecidos e aliviados por lágrimas, somente os olhos dos seres humanos choram em resposta ao estresse emocional. Chorar mostra uma emoção que reconhece os sentimentos que você está tendo. Causa uma catarse e atrai ajuda e compreensão de outras pessoas, principalmente da família.

    Assim, da próxima vez que você sentir as lágrimas brotando ou que tenha um nó na garganta, vá em frente, tenha um choro de aliviar o físico e a alma.

    Márcio F. Borges
    Geriatra
    Editor de conteúdo do Portal Cuidar de idosos
    Trecho extraído do seu e-book: “Cuidar de Idosos: Família e Profissão”.

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

    w

    Conectando a %s

    Site no WordPress.com.

    Acima ↑

    %d blogueiros gostam disto: