Os Batistas no Brasil

batistas-no-brasil.jpg

O Brasil recebeu a doutrina batista pelos missionários norte-americanos. Eles chegaram durante a transição entre Império e República, período favorável à pregação da doutrina.

A primeira igreja em solo brasileiro foi fundada por imigrantes vindos dos Estados Unidos, por força da guerra civil americana de 1865. Com o fim da guerra, cidadãos americanos, principalmente sulistas, começaram a buscar outras terras para viver. O Brasil foi um dos países escolhidos.

Em 1867, grupos de imigrantes desembarcaram nos portos brasileiros e avançando para o continente, fixaram residências em Santa Bárbara do Oeste – SP, e em 1871 o pastor Richard Ratcliff organiza entre imigrantes a primeira igreja batista.

igreja-batista-no-brasil.jpg
1° Igreja Batista no Brasil

Depois, pelas mãos do casal William Buck Bagby, ícones da história batista brasileira e Zachary e Kate Taylor, juntamente com o ex-padre batizado em Santa Bárbara D’Oeste, em seguida ordenado pastor, Antonio Teixeira de Albuquerque, foi organizada entre brasileiros a Primeira Igreja Batista da Bahia, em 1882.

Em 1907 representantes das igrejas batistas reúnem-se em assembléia e organizam a associação conhecida como Convenção Batista Brasileira, que deu identidade nacional às igrejas. Criam também organizações de Missões, Educação Religiosa e Publicações, Educação Teológica e Educação.

O legado batista no Brasil

salomao.jpg
Salomão Guinsburg

Com o crescimento e desenvolvimento das igrejas surgem o Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, organizado em Recife, PE, por Salomão Guinsburg, em 1902, e o Seminário Teológico Batista do Sul, fundado pelo missionário John Watson Shepard, na cidade do Rio de Janeiro em 1908. Posteriormente organizam instituições de Educação Cristã e Teológica por todo o Brasil, e educação secular oferecida pelas Faculdades e escolas batistas que surge em razão das características de engajamento social e necessidade de exercer influência sobre a sociedade brasileira.

O Colégio Taylor Egídio fundado em Salvador por Laura Taylor e Egídio Pereira de Almeida. Em 1922 é transferido para a cidade de Jaguaquara, onde existe até hoje. Em seguida vieram o Colégio Batista Brasileiro de São Paulo; Colégio Americano Batista do Recife; Instituto Batista Industrial em Corrente, Piauí; Colégio Americano, em Vitória; Colégio Batista Shepard no Rio de Janeiro; Colégio Batista Alagoano em Alagoas; Colégio Batista Fluminense em Campos, RJ; Colégio Batista Mineiro, em Belo Horizonte. Novamente a partir destes Colégios, surgem outros por todo o Brasil que são organizados com a ajuda dos missionários, por iniciativa de igrejas, Convenções Estaduais e por membros de igrejas batistas. A contribuição dos batistas na área educacional é realmente notável, considerando tanto a qualidade, quanto a quantidade. Hoje, aproximadamente dois milhões de brasileiros, já passaram pelas escolas batistas.

Os Ministérios Diaconais (ou departamentos de ação social), realizados pelas igrejas ainda incluem trabalhos com crianças em situação de risco, moradores de rua, terceira idade, Orfanatos, Casa de apoio a mãe solteira, Casa de recuperação de dependentes químicos, Capelania Hospitalar, Capelania Prisional, Capelania Militar. Soma-se ainda o trabalho de voluntários que socorrem as vítimas onde ocorrem catástrofes ambientais no Brasil e no mundo.

Os Batistas e Missões

O ardor evangelístico e paixão por missões levaram os batistas a priorizarem missões no Brasil e a enviarem missionários por todo o mundo. São missionários teólogos, linguistas, médicos, enfermeiros, nutricionistas, professores, jogadores, técnicos de futebol e outros profissionais que consagraram a vida, seus bens materiais, dons e talentos para servirem comunidades carentes, imigrantes, refugiados e etnias que possuem os piores índices de desenvolvimento humano do mundo.

Pr. Ezequiel Brasil
http://ezequielbrasil.org/
https://www.facebook.com/Ezequielbrasil

Conheça mais sobre a História da Igreja: https://vidabemmelhor.com/2017/10/06/os-batistas-e-a-reforma-protestante

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: