Cuidado com a imprensa!

Jornalistas sabem o impacto de seu trabalho na sociedade, a mídia em geral sabe disso. Tomemos cuidado com esse chamado “Quarto Poder”; é composto por seres humanos, falíveis e cobiçosos de um um monte de coisas. Ele não deve inexistir, assim como o Legislativo, Executivo e Judiciário também não devem desaparecer.

Contudo, não se deve confiar em tudo o que é visto “na telinha”. A “telinha” pode ampliar em “n” vezes um acontecimento que na verdade é pequeno e isolado, mas, por interesses de quem está com este poder na mão ganham lentes de aumento.

A solução para isso não é acabar com a liberdade de imprensa: jamais! (Que pena, o Lula estava animado, rsrs). Antes é permanecer como está: liberdade de expressão, até porque temos excelentes jornalistas atuando. Mas, como em tudo que envolve a mão humana, temos jornalistas tendenciosos, comprados, corruptos. Cuide com esse negócio de que “é jornalista” então é “probo”. CLARO que tem, e é uma profissão de grande valor e respeito para a democracia, mas tem gente errada como na medicina, no direito, na contabilidade, em qualquer lugar…

A questão máxima para a democracia não é acabar com os poderes, nem com a liberdade de expressão: é trabalhar com as pessoas, com o cidadão. Cadê, nas escolas, as matérias que formam cidadãos de uma república seres pensantes e atuantes????????? Não pode haver democracia sem informação para o povo. Este tem que ser talhado para o meio que vive.

A questão, então, voltando ao jornalismo e aplicando aos três poderes da República Federativa do Brasil: pensemos, analisemos, avaliemos, observemos, critiquemos… não sente no sofá a aceite tudo o que recebe de informação. Seja crítico(a). Não estou propondo que você seja azedo(a), amargo(a), arrogante. Apenas seja criterioso(a) e posicione-se com o resultado da sua reflexão ao que viu e ouviu: baseado no que leu, estudou e principalmente: em valores.

Pense nisso.

Leandro Hüttl Dias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: