LIDERANÇA CRISTÃ CONTEMPORÂNEA – Parte 1

Há algo que me preocupa na Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo.
Ouvimos falar do “Ide” e constantemente as pregações – mesmo fora dos púlpitos –, contém o lembrete e alerta de que não podemos deixar de evangelizar e fazer missões.
E é assim mesmo!
Contudo, eu observo algo muito preocupante acontecendo (não vai acontecer, já existe). A obra de edificação da Igreja está comprometida. Somos como as grandes operadoras de telefonia do nosso País, que vendem e vendem linhas e mais linhas, mas não dão conta de manter a demanda dos consumidores que abraçam.
Tenho visto preocupado a ênfase que os líderes estão dando ao evangelismo – naturalmente não estou preocupado com o ensino do evangelismo, qualquer pessoa de bom senso vai entender ao que estou dedicando as presentes linhas –. O problema que a Igreja tem hoje – a comparação com as operadoras de telefonia – é a liderança.
Líderes tratam com primazia o evangelizar, às vezes me pergunto se é um amor pela alma, ou apenas paixão pelo dom. Em outros casos não preciso me perguntar: é ganância por números – e a necessidade de fechar o(s) caixa(s). Desculpe a falta de polidez, mas minha polidez não é cega.
Porém, a edificação da Igreja tem sido esquecida. “Temos muitas atividades de edificação”, levantar-se-ão muitos engravatados em defesa do que bati nessas teclas no computador. Mas há um problema: o que chamam de atividades de edificação muitas e muitas vezes são apenas programas… para entreter o crente, para oferecer alguma coisa, para segurar o membro.
Claro que há líderes e instituições sérias – não estou querendo tocar fogo na Igreja. As igrejas históricas, por exemplo, na sua maioria não se enquadram nesta lista. Mas, minha lucidez e clareza têm me causado esse incômodo; eu tenho lido a Bíblia, e tenho visto o que Ela fala. Sei também que não sou só eu.
As novas posições de liderança precisam se preocupar com isso, precisam lembrar que os dons, a propósito, foram dados para edificação do corpo de Cristo, que por sua vez é aumentado pela Grande Comissão – o “Ide” –. Mas, a Palavra não diz somente “Ide”. Não é imperativo apenas isso, a EDIFICAÇÃO é imperativa, um mandamento também. Aliás, o “IDE” inclui fazer discípulos… que é a obra de edificação.
Fazer a obra de Deus não é só ganhar almas, mas é cuidar delas, é edificá-las, ensiná-las  a não serem levadas pelos ventos que batem nas paragens da fé. As igrejas televisivas massificam que fazer a obra e dar fruto é “ganhar almas”, e, repito, às vezes no fundo não é essa preocupação; pode ser ganância de querer ver um projeto crescer, é uma tentação, afinal. Os projetos não são errados, as pregações na TV não são erradas , mas há erro do homem no processo e no conteúdo. Acredito que muitos foram levantados para um trabalho belo de evangelismo, mas… se perderam. Alguns há muito tempo. E, na sua arrogância não querem ouvir os irmãos – arrogância que criticavam nos históricos, que não queriam ouví-los com sua nova abordagem.
Não releguemos o edificar às “programações”, aos eventos, PELO AMOR DE DEUS… PELO AMOR DE DEUS! Os “eventos” são para ocasiões “eventuais”; cometo a redundância para que seja cristalino o apelo.  Eles devem existir são bons.
Precisamos de estudos bíblicos SÉRIOS com acompanhamento SÉRIO das pessoas. Precisamos que o líderes tenham tempo para preparar isso.
Deus nos deu o Cristo, a Cruz, o Espírito e terminou de nos revelar a Sua Palavra; nos ocupemos com Ela! Junto com o Espírito, a Cruz, o Cristo e o Pai. Sem esquecer a oração.

Precisamos não nos moldar a este mundo, não nos distraindo como Satã quer, mas renovar a nossa mente. Mas isso é assunto para outra postagem. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: