O HÁBITO DOS CRENTES DE LEVAREM SUAS BÍBLIAS À IGREJA

Na última semana promovemos um culto no lar, com os irmãos da nossa igreja. E eu estava com a incumbência de levar a Palavra. Depois que terminei de preparar a mensagem, percebi que ela poderia ter ficado um pouco grande para um culto doméstico, posto que normalmente usamos um tempo menor do que o utilizado na igreja. Achei melhor, então, colocar todos os versículos numa folha de papel e entregar a cada participante, com o objetivo de facilitar a leitura dos textos e poupar tempo. Ademais, isso ajudaria a uniformizar a tradução bíblica escolhida.
Contudo, um pensamento veio-me à mente. Alguns irmãos poderiam estranhar, afinal, num culto, lemos a Bíblia. Com o propósito de que nada atrapalhasse a mensagem, fiz um esclarecimento, por escrito; antes de colocar os versículos usados, na mesma folha de papel que entreguei. E foi o seguinte:
——————————————
“Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois, receberam a Palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” – Atos 17:11 ECA (Edição Contemporânea de Almeida).
Queridos irmãos,
Ao longo do tempo a Igreja criou o saudável hábito de levar consigo a Bíblia para todo culto que se fizesse ao Senhor. Uma passagem bíblica para embasar essa atitude foi AT 17:11, citada acima.
Todavia, a ideia do texto não era simplesmente a consulta de versículos isolados numa reunião pública; mas, antes, um exame atento às Escrituras no cotidiano, com base naquilo que lhes era pregado. Tratava-se mais de um estudo bíblico, vamos colocar assim, do que apenas o hábito de conferir, como fazemos hoje nas nossas igrejas. O contexto mostra que esta atitude, diária, levou as pessoas a crerem (v.12)! É isso que um estudo bíblico pode fazer, quando buscamos a Palavra de Deus além da participação abençoada e necessária aos cultos! Vale comentar, ainda, que os bereianos faziam a consulta aos livros do AT (Antigo Testamento); pois, era tudo o que eles tinham, já que o NT (Novo Testamento) ainda não havia sido escrito, isso era para ver se a pregação do Evangelho que recebiam, era de fato o cumprimento das profecias acerca do Messias.
Abaixo estou listando os versículos que vamos usar nesta noite, para facilitar a leitura e o uso da tradução escolhida para a mensagem. Isto não tem a intenção de substituir a consulta à Bíblia. Abaixo está listada a Palavra de Deus, e nada mais. Que isso possa ajudar você a, individualmente, ou em conjunto com outras pessoas, analisar novamente estes textos, ler os seus contextos e verificar se as coisas são, de fato, da maneira que conversaremos nessa noite.
Você tem todos os versículos bíblicos, possui uma Bíblia pessoal e participou do culto. Então pode fazer a junção de tudo isso, edificando e aumentando sua fé: “Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a Palavra de Cristo.” – Romanos 10:17 NVI. Como os bereianos faziam.
Sejamos nobres na Palavra, pela graça. Em Cristo, seu irmão,
Leandro
——————————————
E, assim, começamos a mensagem no nosso culto no lar. Embora alguns possam achar desnecessário tal zelo, acredito que a Igreja de Cristo tem que ser constantemente cuidada no entendimento da Palavra de Deus – viva – e do uso da Bíblia. Porque, há crentes que levam a Bíblia para a igreja e, depois do culto de domingo, não a abrirão até a próxima semana. Estes, mesmo que portando um exemplar do texto sagrado, estão longe – de fato muito longe – dos bereianos neotestamentários; ainda que confiram letra por letra dos versículos lidos durante os cultos. Estudar a Palavra e ter comunhão com Ela é o “caminho para Beréia”. Por falar nisso… deixe-me ir e estudar a Escritura; pelo menos meditar durante o dia.
Soli Deo Gloria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: