FÉ E VALORES – Parte 2

(Este texto é continuação da parte 1, se não a leu, acesse: http://www.leandrohdias.com/2011/03/fe-e-valores.html)
Vamos à Palavra para tratar do assunto:
“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. HB 11:1
Nada disso é visível: O Novo Nascimento, o novo homem, o velho homem, a Cruz e o próprio Jesus Cristo encarnado para nós nesta época, o Diabo, os anjos, Deus, o Espírito Santo enviado, o céu, o inferno, o porvir, a eternidade, a Jerusalém celestial, o Juízo Final… e acreditamos e/ou vivemos essas coisas pela nossa fé. Mas trocaram tal conteúdo pelo carro de luxo, pela mansão, pela empresa, e por esta terra, com placa de “gospel”, ou não tomaram o cuidado para ensinar corretamente, pois não é que não possamos receber, e que Deus não queira dar, as coisas materiais (e que também virão por fé, e segundo o propósito de Deus para cada um, conforme Seu Reino), mas é que não tomaram nenhum cuidado para corrigir possíveis distorções, E PARA TRAÇAR PRIORIDADES.
“Pois foi por meio dela [da fé]  que os antigos receberam bom testemunho”. HB 11:2
O que receberam? Tesouros? Carrões? Eles não receberam matéria, castelos, mas o bom testemunho.
“Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível”. HB 11:3
A fé é para entendermos as coisas da vida. Diante de um evolucionista, por exemplo, você simplesmente responde que entende a criação pela sua fé. Ninguém pode questionar isso, porque é seu. Sua escolha, sua opção. Sabemos que é pela graça, é um dom de Deus, só o mundo não sabe disso. Nesta nossa época plural, onde cada um pensa o que quer, acredita no que quer e escolhe o que bem entende; o pensar, crer, escolher e fazer OU NÃO FAZER, conforme a verdade, continua sendo o caminho certo. E se não querem que questionem o caminho errado (e nem o definam como tal), então não aceito que questionem minhas escolhas.
Naturalmente nos bastidores, nós estaremos como Davi, clamando: “Senhor, não farei tal ato desonesto, mas preciso DO SENHOR, Sua estratégia, graça e bênção para poder quitar em dia as contas de tal projeto que o Senhor direcionou”. AQUI SIM o receber algo material pela fé faz sentido; pois glorificará a Deus e não ao ego do homem (embora abençoará o homem, conforme a visão de Deus).

“Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres”. TG 4:2-3
Pela fé as pessoas foram fiéis; ofertaram a Deus (não quiseram só receber!); tiveram intimidade com o Senhor; agiram na contra-cultura de onde estavam; passaram situações difíceis – inclusive materiais –; receberam milagres de acordo com os planos de Deus, como o filho de Abraão e Sara, Isaque, para uma descendência incontável de pessoas para o propósito Divino; aguardaram coisas que não receberam, pois esperaram algo melhor. E a Bíblia diz que Deus não se envergonhou de ser chamado do Deus deles! (HB 11:16). Pela fé essas pessoas recusaram o mundo. (Confira tais casos concretos em Hebreus 11).
O cap. 12 de Hebreus continua dizendo que, aceitemos a disciplina de Deus, tenhamos os olhos em JESUS, vivamos de maneira santa, em caminhos retos, em paz, sem mágoas, com temor e reverência a Deus… fé é para VIVER VALORES! É isso que é viver pela fé, em resumo, e antes de qualquer coisa.

Se as prioridades não estiverem sendo essas na caminhada cristã, ou se houver exclusão do essencial, não se está vivendo a fé. É duro, mas é a verdade. VEJA: não é errado pedir a Deus algo material, e Deus lhe atende. A questão é reduzir a FÉ a somente essas coisas: SÓ MILAGRES, SÓ CURA, SÓ DINHEIRO, SÓ DEMÔNIO SAINDO (OU ENTRANDO) e SÓ EU SENDO ATENDIDO NA HORA QUE EU QUERO. Quiseram reformar a fé reformada no século XVI, cujos pontos basilares são: SÓ A FÉ (para salvação), só a graça, só a Escritura, só O Cristo, só a Deus a glória; e a transformaram neste grande hipermercado de Deus, onde eu creio, faço força com o rosto, grito, aperto as mãos, falo forte, determino e… recebo: o que eu escolher (nem vamos entrar na questão da Soberania, senão vamos ter muitas linhas ainda; fica para uma próxima).
O propósito da fé na Bíblia, em todo o seu contexto, é muito diferente da fé televisiva. Não vou dizer que não tenham o seu lugar, os tele-evangelistas, creio MESMO que muitos e muitos frutos são produzidos ali, acredito que há ministros que estão num plano de Deus na televisão, de verdade! Mas o que tenho visto é a dominação do homem sobre planos que eram santos, e as distorções que isso causa, e as muitas heresias. Meu receio é que as pessoas continuem ali, nestas igrejas, por muito tempo, correndo risco por causa das distorções, sem mais do Reino de Deus, e da Verdade para continuar. E que a Igreja continue no patamar que está, mas não ficará porque “certamente não dormitará nem dormirá o guarda de Israel” (SL 121:4). Somos o Israel de Deus.
A fé não é para agradar o ego do homem, mas para estabelecer um relacionamento com Deus; a fé que opera pelo amor (GL 5:6), e não pela moeda(K).

Um comentário em “FÉ E VALORES – Parte 2

Adicione o seu

  1. Você tem toda a razão ao escrever esse artigo. Nesse novo século, os crentes estão tendo ensinamentos errados, a fé não se fala mais e se fala são apenas palavras, na pratica dentro da Igreja não esta acontecendo.

    Resumindo, as coisas estão fora de controle, somente as mentes pensantes e aqueles que tem o dom do amor e disernimento estão conseguindo entender o que esta se passando.

    Oscar Correia
    CT

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: