Supertições

Escrevi para um site na época em que ocorreu a notícia, e agora coloco no meu blog. O fato envolvido e a então possível reflexão valem a pena de ser observados sempre. Segue abaixo:

“Tenho várias outras superstições que, se fosse contar, a gente não sairia daqui. Mas o principal é fazer tudo direitinho para sentar no carro e se sentir bem”, Felipe Massa, portal G1.
“Partindo eu para a Macedônia, roguei-lhe que permanecesse em Éfeso para ordenar a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas, e que deixem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam controvérsias em vez de promoverem a obra de Deus, que é pela fé”, Paulo, 1 Timóteo 1.3-4
Uma preocupação constante que vemos no Novo Testamento é com as pessoas, para o ser humano não ser enganado “o objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera” 1 Tm 1.5.
Essa ainda deve ser uma preocupação nos dias de hoje, pois o ser humano para Deus vale tanto quanto valia na época do Novo Testamento e sempre continuará valendo.
O portal G1 de notícias, da globo.com, publicou em 21 de outubro de 2008 que o piloto Felipe Massa anunciou rituais superticiosos que cumprirá mais uma vez, antes de entrar no carro para o treino de classificação no próximo dia de 02 novembro de 2008, em Interlagos.
“Tenho uma superstição com a cueca, que é a mesma no sábado e no domingo. Vai ser ela de novo. Tenho várias outras superstições que, se fosse contar, a gente não sairia daqui. Mas o principal éfazer tudo direitinho para sentar no carro e se sentir bem”, explica Massa.
Destacamos estes dois comentário do atleta: “fazer tudo direitinho” e “se sentir bem”. Parece que a alma humana descansa apenas quando cumpre certos rituais, depositando em tais atividades a confiança para ter o sentimento de paz e tranquilidade. Pela falta do conhecimento correto de Deus, as pessoas buscam até em si a satisfação de suas necessidades de segurança e apoio.
Mas o que Paulo diz à Felipe Massa e a todos nós que estes mitos não promovem a obra de Deus, que é pela fé. A fé é para chegar à segurança que a alma tem buscado em rituais, doutrinas erradas e mitos. A fé tem propósitos nobres para a alma do ser humano. No livro de Hebreus no mesmo Novo Testamento vemos o quanto as pessoas se superaram, progrediram e descobriram a direção de Deus para suas vidas pela fé (Capítulo 11 de Hebreus). Mas existem muitos erros, e as pessoas não estão alcançando esse desenvolvimento e descobrindo o propósito de Deus para suas vidas porque não se propaga a fé.
Contudo, Deus ama as pessoas, e este exemplo dEle nós devemos seguir, por sermos Sua imagem e semelhança, e levar a elas o ensino da fé, e bíblica. A Bíblia é um livro fantástico que só pode ajudar a humanidade, entregando a direção e a paz, para tanto basta lê-la e estudá-la, sem complicações, mas com propósito de buscar as necessidades de nosso coração e respostas para nossa mente, que também vem pela fé (Hebreus 11.3).
A matéria do G1 ainda diz que “Massa também comentou o fato de Lewis Hamilton, líder da competição com 94 pontos, ter procurado a ajuda do paranormal Uri Geller para não perder o título do campeonato, como aconteceu no ano passado”, e este comentário deixa transparecer que em todos os meios onde exista muita cobrança do ser humano ser infalível e sair vitoriodo a busca por algo a mais em si mesmo (sejam nos rituais como o exemplo de Massa) ou no externo (como no caso de Hamilton) é mais evidente, o que prova também a necessidade que está no homem: algo mais forte além dele para seus próprios propósitos na terra.
Este algo é na verdade alguém, Deus, na pessoa do Seu Filho Jesus Cristo. O conhecimento mais profundo dEle foi revelado na Bíblia Sagrada, e é no conteúdo que trás que Massa e Hamilton, personalidades inteligentes, podem encontrar o que buscam de fato. Naturalmente não duvidamos da competência, dedicação e treinamento dos corredores, cremos que esta busca é apenas aquela da raça humana: segurança e certeza. A afirmação de Massa, quando explica que a supertição (dele) e a busca paranormal (de Hamilton) não ajuda na corrida, apenas dá “tranquilidade”, reforça isso, contudo tal sentimento que é aparentemente conquistado, como não é pela verdade (Deus), causa prejuízo ao homem, por isso devemos falar da fé, pois alguns fazem porque não conhecem Jesus Cristo.
Estamos todos apenas buscando segurança para nossas almas e para tanto Paulo apela para a fé, no Jesus que pregava, que é o mesmo ontem, hoje e eternamente o Qual podemos contar para nos tornar seguros e prontos para vida, seja correndo de carro ou vivendo cada um seu cotidiano com suas necessidades em particular. Conte com Ele.
Fonte de artigo e imagem: Portal G1 , acesso em 21 out 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: